sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


Atividade 3.3 - Buscando Pontes de Cooperação com a Comunidade

Turma Edson Leonel – Bandeirantes - MS
Cursistas: Patrícia – Viviane – Edilene 

Conforme orientação, na Escola Estadual João Ribeiro Guimarães escolheu o Programa “PROERD” que acontece no 5º ano no período vespertino. O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o PROERD para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência é reforçada a importância da amizade e do bom relacionamento com os pais. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio:Polícia Militar, Escola e Família. Possui uma linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede projetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.
Assim como nossa escola já possui um projeto de Conscientização do Uso de Drogas o programa do PROERD ajuda na disciplina e consequentemente pedagogicamente os alunos do 5 º ano.


Cursistas: Eliane – Fabiana –Cristina –Loid –Edilene –Eila–Viviane - Patrícia
Turma: Edson Leonel – BandeirAtividades
A atividade sobre o uso de mídias sociais na Escola Estadual João Ribeiro Guimarães em que trabalhamos foi desafiador e de acordo com o debate realizado com pais, alunos, corpo docente da escola e equipe de coordenação/direção sobre a cultura jovem, importância das mídias sociais e o uso das tecnologias na escola, houve o levantamento de várias questões e uma delas a que mais se destacou e que podemos realizar a problemática foi: - Você acredita que o uso das mídias sociais na escola como o Facebook, pode trazer benefícios para a aprendizagem do aluno? Justifique?
O corpo docente, coordenadores e direção acredita que as mídias são um meio de comunicação imprescindível na educação. Porém restrito para algumas faixas etárias. A vinda dos Tablets para o ensino médio facilitará o uso das mídias sociais (Facebook) é claro que pedagogicamente e após muita conscientização.
Quanto aos pais e responsáveis a maioria acredita que quanto ao uso das tecnologias na escola quando em prol da aprendizagem e forem utilizadas de forma consciente sempre visando o pedagógico é sempre válido. Muitos alegaram não ter como fugir do Facebook, então o jeito é aliar-se a ele de forma que este venha acrescentar nos estudos.
Já os alunos é claro que adoraram a ideia e não viram restrição.


Assim, o grupo concluiu que é uma tarefa interessante, porém árdua, pois a conscientização terá que ser firme quanto ao uso ser pedagógico, é um meio tecnológico muito abrangente e que possibilita inúmeras possibilidades de interação entre aluno/professor/aprendizagem.
 



Atividade 2.4 -Reflexão sobre a participação em Rede

Cursista: Patrícia
Turma: Edson Leonel – Bandeirantes MS
 

As redes sociais vem tomando conta do universo virtual como forma de informação, divulgação a um piscar de olhos tanto para o bem como para o mal. Em nossa escola tenho me atentado para essas tecnologias principalmente para contribuir no processo de ensino com nossos alunos.

Quando partimos para a socialização reflito e analiso os comentários dos colegas avaliando a opinião dele com a minha. Ao verificar os comentários
de nossos colegas sobre meus comentários procuro refletir mais um pouco sobre sua opinião e as vezes respondo.

Sobre a Reflexão de Wenger (2006) que apresenta três requisitos básico como Domínio, A comunidade, A prática, vejo que o Domínio se enquadra na “comunidade de prática”, pois apresenta sua identidade e interesse da mesma comunidade.

Os requisitos sobre a comunidade vejo que “A prática” deveria melhor em questão que os usuários se preocupassem na onde e quando ele deve usar esses recursos.